Pages

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Escravidão no Brasil
Há exatos 123 anos, a Lei Áurea era assinada pela Princesa Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, porém ainda hoje no Brasil existem casos de escravidão. Para o artigo 149 do Código Penal brasileiro, o crime de escravidão é definido como "reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto".

Mas, venho só para exaltar esse dia em que se começou a construir o pedestal da verdadeira conquista da nossa sonhada liberdade! Para que um dia possamos ter pleno poder sobre nós mesmo e sobre nossos atos.
E que neste dia, 13/05, em que se comemora a redenção de toda uma raça no Brasil, possamos acreditar que um dia outras perseguições também terão fim: Portadores de deficiência e pessoas menos privilegiadas. Que sinhazinhas, mucamas e escravos possam continuar a existir apenas dentro da História.

"Liberdade, essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique
E ninguém que não entenda"

Cecília Meireles

Andressa

2 comentários:

  1. "os números do Ipea apontaram as agressões como o motivo que mais matou negros no país (50%)... A análise dos óbitos de homens brancos pela mesma causa mostra uma realidade inversa: acidentes de trânsito (35,3%) matam mais do que agressões (31%).

    Matéria completa: Divisão racial também nas mortes - Portal Geledés

    http://www.geledes.org.br/emdebate/divis%C3%A3oracialtamb%C3%A9mnasmortes13/05/2011.html

    ResponderExcluir
  2. Para quem nunca viu este documentário, mostra como uma branca sofre o preconceito e como faz outros brancos pensarem a respeito. O interessante é como isto se aplica à raça, mulheres, homossexuais, gordos... a atitude e mudança psicológica é INACREDITÁVEL. Beijos libertários e sem preconceitos.

    http://www.youtube.com/watch?v=wiTDAUWmYa4&feature=related

    ResponderExcluir